top of page

Você sabia da conexão entre o intestino e a mente?


Nosso intestino é o segundo cérebro.

Possuí trilhões de bactérias que digerem alimentos. O intestino e o cérebro se comunicam através do nervo vago. E é por isso que muitas vezes vemos problemas digestivos nos distúrbios mentais.


Um estudo de Harvard (2018, Molecular Psychiatry) descobriu que “mudanças na microbiota intestinal podem controlar a sinalização da insulina no cérebro e o nível do metabólito que, por sua vez, causa impactos neurológicos”.



Quase todos aqueles que sofrem de doenças crônicas envolvendo o cérebro, como a depressão, pânico, ansiedade, enxaqueca, autismo, esquizofrenia etc, sofrem também de problemas no sistema digestivo em maior ou menor grau.


O stress, os alimentos de difícil digestão como: leite e seus derivados, frituras, carnes, alimentos industrializados, ricos em glúten dentre outros, resultam em aumento da permeabilidade do intestino, morte dos probióticos com consequente inflamação intestinal sub clínica.


Esse ciclo vicioso somente pode ser quebrado através das mudanças-chave no estilo de vida e da alimentação, que precisa ser saudável.


Procure um Nutricionista Funcional.



Sálvia Belota

CRN 4552

@dra.salviabelota.nutri

92 99194.4533



2 visualizações

Comments


bottom of page